">

Qual é a melhor época do ano para fazer um intercâmbio?

1 de outubro de 2020 Intercâmbio

A escolha da melhor época do ano para fazer um intercâmbio é uma decisão muito importante, que pode mudar a experiência do viajante.

Você já escolheu o destino, e o tipo de programa de intercâmbio, saiba que além de estudar, aprender um novo idioma ou trabalhar, o intercâmbio é o momento perfeito para você conhecer a cultura do país de destino e se divertir desbravando seus pontos turísticos.

Seja qual for a época do ano escolhida, você pode aproveitar melhor sua experiência com a viagem, afinal, dependendo do seu destino, você pode intercalar com os estudos tomar um bronze em alguma praia no verão ou brincar na neve e conhecer todo o charme do inverno que não existe aqui no Brasil.

Se você quer descobrir qual a melhor época para fazer o intercâmbio do seu sonho, acompanhe abaixo algumas dicas para te ajudar nesta decisão.

Clima e as estações do ano

Clima e as estações do ano

Viver em um novo país é uma experiência incrível, mas existem muitas variáveis com as quais você precisará lidar, e uma delas é o clima. Se você ama o frio ou calor, verifique a época do verão ou do inverno do seu destino, e tente conciliar sua viajem com a estação que mais lhe agradar.

Intercâmbio para trabalhar

Intercâmbio para trabalhar

Caso sua pretensão com o intercâmbio inclua trabalhar, existem algumas épocas do ano que são mais indicadas para facilitar a busca por melhores oportunidades.

Normalmente alguns meses antes da alta temporada é quando surgem as vagas de trabalho temporárias, principalmente na área hoteleira, de bares e voltadas para o turismo em geral, essa procura começa alguns meses antes para os profissionais e as empresas se prepararem para quando houver o aumento de demanda na alta temporada.

Baixa ou alta temporada

Baixa ou alta temporada

Os destinos mais procurados para realizar um intercâmbio normalmente são em cidades conhecidas por belíssimos pontos turísticos que em determinadas épocas do ano atraem um número maior de visitantes o que caracteriza a alta temporada, se você prefere um pouco mais de tranquilidade na sua experiência em outro país, escolher o período de baixa temporada pode ser uma boa opção. 

Além disto, os preços com passagem, estadia e cursos podem ser bem menores, uma ótima opção caso queira economizar na viagem.

Conheça as estações dos principais destinos de intercâmbio

Veja abaixo as estações do ano dos principais destinos de intercâmbio e algumas curiosidades sobre o clima e temperatura dessas regiões.

EUA

EUA

Primavera: de março a junho. Verão: de junho a setembro. Outono: de setembro a dezembro Inverno: de dezembro a março

Devido grande extensão territorial as temperaturas podem variar muito dependendo da estação e da região. No verão os estados do sul são bem mais quentes que os estados do norte. No inverno os estados do sul possuem temperaturas mais amenas, já em alguns estados do norte a temperatura é bem baixa inclusive com neve em muitos estados.

Irlanda

Irlanda

Verão: de junho e agosto. Outono: setembro a novembro.  Inverno: dezembro a fevereiro. O clima nestas estações é chuvoso. A época do ano mais ensolarada e com temperaturas frescas é a primavera (março a maio). As temperaturas máximas ficam em torno de 17 e 20 graus, e as mínimas podem chegar a menos 3 graus.

Austrália

Australia

As estações do ano são similares ao Brasil – verão de dezembro a fevereiro, outono de março a maio, inverno de junho a agosto, e primavera de setembro a novembro.

Devido sua extensão territorial existem duas zonas climáticas, a tropical, que corresponde a 40% da Austrália que tem duas estações verão úmido e inverno seco e a Temperada que possui as quatro estações bem definidas.

Canadá

Canadá

Inverno dezembro até março, mas em outubro as temperaturas já começam  a cair – Primavera de março a junho – Verão de junho a setembro, temperatura pode chegar a 28 graus e a sensação térmica pode passar de 30 graus – Outono de setembro a  dezembro temperatura em torno de 15 graus, mas em alguns dias mais frios e algumas regiões específicas a temperatura pode ficar abaixo de 15 graus.

Malta

Malta

Verão vai de junho a setembro (Alta temporada) temperatura do país fica entre 30°C e 40°C. O inverno vai de dezembro a março (Baixa temporada) ficam em torno de 10ºC. A primavera vai de março a junho com temperaturas em torno de 17 e 19 graus. O outono vai de setembro a dezembro com temperatura em torno de 25 graus.

 Mas afinal, existe uma melhor época para realizar o intercâmbio?

O intercâmbio, independentemente da época do ano, será uma experiência única e maravilhosa na vida de qualquer pessoa. Não existe uma regra, de acordo com o país escolhido, os objetivos do programa e suas preferências, existe a época ideal para você.

Após decidir seu local de destino, escolha a data da viagem analisando, a estação do ano, se é baixa ou alta temporada, levando em consideração se você vai viajar apenas para estudar ou a trabalho e suas preferências.

Se ainda assim tiver dúvidas, nós da Sevagtur podemos ajudar a escolher a melhor época para você realizar seu intercâmbio, e garantir assim sua melhor experiência. Entre em contato.