">

Intercâmbio é um bom investimento?

24 de outubro de 2020 Intercâmbio

Seja por algumas semanas, alguns meses ou até por um ano, será que o intercâmbio é um bom investimento?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem muitos tipos de intercâmbio, que vão variar de acordo com a necessidade, objetivo e fase que a pessoa esteja passando.

Saber analisar todos os fatores envolvidos na decisão de realizar um intercâmbio, criando um planejamento bem estruturado, é o primeiro passo para que o investimento seja eficaz, por isso preparamos algumas dicas para analisar se o intercâmbio é um bom investimento.

Duração do intercâmbio x nível do idioma

Se seu intercâmbio é direcionado para aprender um novo idioma, uma das principais decisões a serem tomadas é a duração do intercâmbio.

Caso você já tenha um bom conhecimento no idioma desejado, programas com duração de 3 meses ou até 1 mês, podem ser suficientes para desenvolver bem seu vocabulário ou até mesmo conquistar a tão sonhada fluência.

Já, se seu conhecimento do idioma for menor, é necessário um período maior de intercâmbio para aprimorar o idioma, programas de 6 meses a um ano são os ideais.

Custos do intercâmbio

O investimento em um intercâmbio é alto. Nos custos envolvidos para realizar este grande sonho, além do curso, é necessário arcar também com emissão de visto, alguns documentos, passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro viagem, passeios entre outras despesas que podem surgir.

Os valores para realizar o intercâmbio podem variar muito dependendo do destino, período e tipo de programa. Existem variações entre as agências de intercâmbio, mas considere custos por volta de R$ 6000,00 para curso de duas semanas a R$ 30.000 para programas com um ano de duração, depende muito do destino e do programa escolhido.

Além disso, é importante que todo esse processo para realizar o intercâmbio seja feito com antecedência, pois pode levar alguns meses para regularização de visto e outras decisões envolvidas com o programa do intercâmbio.

Se programe para ter uma quantia financeira guardada para se manter durante o período em que estará fora, muitos países exigem essa condição para permitir o intercâmbio.

Vantagens de realizar um intercâmbio

Para confirmar que o intercâmbio é um excelente investimento, segue abaixo as principais vantagens dessa modalidade de viagem:

1. Obter novas experiências

O investimento em um intercâmbio permite experiências riquíssimas de aprender uma nova cultura, costumes e tradições de um país totalmente diferente, esta vivência no exterior ajuda a ver o mundo de uma forma diferenciada.

Além de estudar, aproveite o intercâmbio para conhecer todos os pontos turísticos possíveis, esses passeios ajudam muito na imersão de uma nova língua.

O intercâmbio pode funcionar como uma espécie de férias para você descansar, se divertir, fazer novas amizades, esses bons momentos serão lembranças e recordações que com certeza não tem preço.

2. Conquistar a independência

A experiência de viver fora exige flexibilidade e jogo de cintura para lidar com os imprevistos que inevitavelmente irão acontecer. Mas, conforme seguir o intercâmbio você terá segurança para passar por estas situações cada vez com maior tranquilidade.

Estas situações pouco a pouco serão capazes de desenvolver sua autoconfiança e autoestima. Características importantes para tornar-se uma pessoa mais independente e proativa.

Quando voltar ao Brasil você estará com tanta história para contar que nem vai perceber, mas muitos dos benefícios que o intercâmbio te proporcionou ainda irão aparecer quando você se deparar com alguns impasses, perceberá que sua capacidade de resolver problemas estará bem mais desenvolvida, e sua segurança também.

3. Te ensina um novo idioma

Realizar um curso de idiomas aqui no Brasil, dentro de uma sala de aula, levará alguns bons anos para se atingir o nível avançado, e a tão sonhada fluência dificilmente virá, desta forma, se você considerar os custos com anos de estudos, o intercâmbio pode ser uma solução muito mais vantajosa.

No intercâmbio, você leva menos tempo para aprender, as experiências de um intercâmbio são incontavelmente maiores do que um curso tradicional no Brasil.

Além de realizar aulas no exterior, você vai em um café, no supermercado, em um barzinho, na praça, todos ao seu redor falam o idioma que você está aprendendo, sua imersão é total e o aprendizado fica mais fácil.

4. Abre portas para o mercado de trabalho

Quando pensamos se o intercâmbio é um bom investimento é inegável que perante o mercado de trabalho, esta experiência é capaz de enriquecer consideravelmente o currículo de uma pessoa.

Recrutadores entendem que o perfil de quem estuda fora reflete uma pessoa mais flexível, disposta a aprender, e com experiências ricas a serem compartilhadas.

Além de que, hoje ter um segundo ou até terceiro idioma é algo muito importante no mercado de trabalho, você já sai na frente caso tenha fluência em uma segunda língua.

Mas afinal, o intercâmbio é um bom investimento?

Com todas as vantagens mencionadas, podemos afirmar que o intercâmbio é um excelente investimento, com a condição que seja planejado por uma empresa especializada, e de confiança, para garantir a melhor experiência possível.

Se estiver à procura de uma empresa para te ajudar nesta missão, conte com a Sevagtur, empresa especializada em intercâmbios e viagens internacionais.

Todo suporte que você precisa para realizar seu sonho de intercâmbio.

Até a próxima!