">

O que é um intercâmbio e como funciona

29 de outubro de 2020 Intercâmbio

Pensando em viajar para outro país em busca de novas experiências? Aprender um novo idioma, conhecer novas culturas, enriquecer seu currículo e se destacar no mercado de trabalho. Seja qual for seu objetivo, o intercâmbio pode ser a solução.

O que é um intercâmbio

A palavra intercâmbio remete a troca, troca de experiências entre culturas diferentes. O intercâmbio consiste em uma viagem ao exterior por um determinado período, que pode ter vários objetivos, estudar, aprimorar ou aprender um novo idioma, especialização ou novas experiências profissionais, as possibilidades são muitas.

O conhecimento alcançado em um intercâmbio vai muito além de aprender um novo idioma, o que já é uma grande vantagem. Esta experiência permite aprender costumes, tradições, a história, gastronomia, não apenas do país a ser visitado, mas de outros países, pois você estará em contato com pessoas do mundo inteiro.

Tipos de intercâmbio

Em um intercâmbio, existe sempre o programa ideal para atender as expectativas do intercambista. Este programa, normalmente está ligado a alguma fase que a pessoa esteja passando. Abaixo, conheça os principais tipos de intercâmbio.

Intercâmbio para aprender um novo idioma

Aprender um idioma por meio do intercâmbio é a melhor forma de garantir um aprendizado rápido e de qualidade. A imersão no novo vocabulário é inevitável, além das aulas você vivencia no dia a dia a nova língua.

Intercâmbio para estudar

Quando o assunto é estudar fora, existem muitos programas de intercâmbio para escolher. Um deles é a possibilidade do High School, cursar o ensino médio no exterior, ou cursar algum semestre da faculdade fora, alguma especialização como MBA, ou um curso profissionalizante, estas experiências enriquecem o currículo de qualquer pessoa e podem abrir portas no futuro.

Intercâmbio voltado para especialização profissional ou para novas experiências de trabalho

Além das oportunidades de trabalho voluntário, com o intercâmbio é possível iniciar um trabalho no país de destino, nestes casos é importante verificar as imposições de cada país que possuem suas próprias regras. Normalmente o período de intercâmbio nestes casos deve ser de seis meses a um ano, varia de cada país.

5 Vantagens de realizar um intercâmbio

Realizar um intercâmbio pode trazer muitas vantagens, profissionais e pessoais, trata-se de uma experiência única e muito enriquecedora no quesito cultural. Abaixo segue algumas das vantagens:

1 Experiência de vida

Morar em outro país, seja por algumas semanas ou meses é uma experiência maravilhosa que te ensina a lidar com o novo e a se descobrir. O amadurecimento de quem realiza um intercâmbio é inevitável, ao vivenciar costumes e rotinas de outros países você passa a ver o mundo com outros olhos, exercita sua autonomia e fica mais preparado para as adversidades do dia a dia.

2 Enriquecimento do currículo

Por toda a experiência de vida que um intercambista vivencia, seu currículo se destaca. Realizar um intercâmbio, além de evidenciar domínio de um segundo idioma, é sinônimo de uma pessoa flexível, com facilidade de superar obstáculos, características essenciais em um bom profissional.

3 Aprender outra língua

Independentemente de qualquer curso de idiomas que você possa fazer, o intercâmbio é a melhor forma de exercitar e aprender de fato uma nova língua, pois a imersão é total. Você se vê obrigado a aprender o novo idioma caso contrário não fará nada. E mais uma vez, dominar um idioma pode ser decisivo para conseguir boas oportunidades de trabalho.

4 Conhecer novas culturas

Em um intercâmbio, você leva os aprendizados culturais para a vida toda, as relações que você desenvolve, as amizades, mudam a forma como você enxerga e se relaciona com o mundo.

5 Diversão

Você pode sim conciliar estudo ou trabalho, em um novo país, com momentos de lazer. Ao final de sua jornada você terá uma coletânea de boas histórias e momentos especiais para compartilhar.

Como funciona o intercâmbio

Planejar um intercâmbio pode mudar sua forma de enxergar o mundo, por isso é importante contar com uma empresa experiente para cuidar de todos os detalhes que envolvem esta decisão e garantir assim, a melhor experiência possível.

Decidir seu objetivo é fundamental para escolher o programa e o destino ideal.

Os principais destinos para intercâmbios são, EUA, Austrália, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Malta.

Para que o intercâmbio seja realizado com sucesso, existe todo um processo para preparação de documentos, emissão do visto, teste de proficiência, questões de moradia, entender a rotina do lugar, seguro viagem, compra de moeda estrangeira.

Enfim, são muitas as questões que envolvem a realização de um intercâmbio, para que você garanta as melhores experiências e evite dor de cabeça, conte com uma empresa de confiança para tornar seu intercâmbio inesquecível.

Conte com a Sevagtur, experiência e comprometimento que você precisa para aproveitar ao máximo seu intercâmbio com muita tranqüilidade e todo suporte necessário.