">

Como se organizar para o intercâmbio?

3 de novembro de 2020 Intercâmbio

Faz tempo que o intercâmbio é apenas um plano martelando na sua cabeça?

Hora de tirar esse plano do papel. 

Para ajudar nesta tarefa, preparamos um passo a passo que com certeza ajudará a se organizar para o intercâmbio, vamos lá?

Defina seu objetivo

Descubra o que te motiva a ter uma experiência no exterior.

Aprender um novo idioma, qualificação profissional, aliar estudo e trabalho, conhecer um novo país? Essa etapa é muito importante para você garantir um intercâmbio de sucesso.

Escolha a agência de intercâmbio ideal

Se você já decidiu que o intercâmbio definitivamente é algo que fará parte da sua vida, precisa saber que existem muitos fatores envolvidos para que esta experiência seja o mais incrível possível. Por isso, conte com uma agência de intercâmbio experiente. 

Em todas as etapas a seguir, uma agência de confiança te dará todas as diretrizes e dicas que te aproximarão cada vez mais de realizar o tão esperado sonho do intercâmbio.

Tenha um planejamento financeiro

Identifique o investimento necessário e o custo de vida dos possíveis destinos, não tem a grana necessária? Faça uma poupança, se programe para destinar uma parte do orçamento inteiramente para o intercâmbio. Com um orçamento que cabe no seu bolso faça a escolha do destino perfeito. 

Escolha o destino do intercâmbio

Aqui, além de levar em consideração seus objetivos, e orçamento disponível, você precisa decidir sobre culturas, estilos de vida que mais despertam sua curiosidade, além é claro do clima do local de destino.  Após ponderar sobre todas estas questões fica mais fácil escolher seu destino, mas atenção, dependendo do local de destino, você precisa programar seu intercâmbio com um mês, três meses, seis meses ou até mesmo um ano de antecedência, seu objetivo também pode interferir neste quesito, conte com o auxílio de sua agência de intercâmbio para não errar.

Escolha o curso a escola 

Ainda levando em consideração seu objetivo com o intercâmbio, é hora de decidir qual é o melhor curso e escola. Os principais cursos de intercâmbio são voltados para aprender um idioma, voltado para negócios, acadêmico, ou até mesmo cursos de graduação, mestrado e pós-graduação.

Acomodação

Existem duas principais formas de acomodação:

Casa de família: Você pode se sentir mais seguro e vivenciar o dia a dia e costumes de pessoas que moram no país que você escolheu visitar.

Acomodação estudantil: Você tem maior liberdade e possiblidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, também com muita segurança.

Seja qual for sua opção, ambas possibilitam experiências fantásticas e te renderão boas lembranças do seu intercâmbio.

Visto e passaporte

Para uma viagem no exterior, ter o passaporte em dia e cuidar do visto é algo que deve ser resolvido com a maior antecedência possível. Decidido o local de intercâmbio, e tempo de permanência, conte com o auxílio da agência de intercâmbio para dar entrada na emissão do visto, existe uma lista de documentos necessários, dependendo do tipo de visto e tempo de permanência no intercâmbio, alguns países exigem realização de consultas e exames com médicos credenciados aqui no Brasil.

De atenção especial à emissão de Carteira Internacional de Vacinação, este e um ponto muito importante e essencial para viagens ao exterior.

Passagem aérea

Após todas as etapas descritas, a emissão da passagem aérea já pode ser providenciada, quanto mais antecedência, maiores as chances de conseguir preços mais vantajosos.

Seguro Viagem 

Seja de algumas semanas, meses ou um ano, o intercâmbio é um investimento alto, mas que traz benefícios incontáveis na vida de quem o vivencia. Morar em um novo país trará experiências maravilhosas, mas pode reservar alguns imprevistos também. 

Desta forma, invista em um seguro viagem, assim você fica tranquilo e protegido no caso de algum imprevisto que te obrigue a procurar cuidados médicos.

Reta final, preparação das malas

Está chegando o grande dia. A ansiedade e companheira constante, mas fique calmo, conte com o auxílio da sua empresa de intercâmbios para realizar um check list e conferir que tudo está em ordem. 

Com uma semana de antecedência comece a preparar suas malas, separe os documentos, certifique-se que não restou nenhuma dúvida e embarque nessa aventura.

Aproveite sua experiência!

Quando começar seu intercâmbio se jogue nesta experiência, lembre-se do seu objetivo e de quanto você ralou para colocar esse sonho em prática, por isso, não tenha medo de errar, aproveite todas as oportunidades de fazer novas amizades, de aprender um novo idioma, de se especializar em alguma área que você sempre quis.

Enfim, o intercâmbio é um momento enriquecedor que te renderá histórias incríveis e momentos inesquecíveis. Precisa se organizar para o intercâmbio? Conte com a Sevagtur! Te ajudamos em todas as etapas para que seu intercâmbio seja perfeito.