">

Dicas para planejar o intercâmbio com antecedência

17 de novembro de 2020 Intercâmbio

A experiência do intercâmbio, seja por algumas semanas, meses ou anos, não é algo fácil para a maioria das pessoas, exige planejamento, condição financeira, disponibilidade entre outros fatores.

Com a correria do dia a dia, estamos acostumados a seguir uma dinâmica de sempre postergar nossos planos, seja um curso, um novo trabalho, ou no caso o intercâmbio. Muitas pessoas passam anos sonhando com esta experiência, e em muitos casos, perdem a oportunidade desta vivência tão incrível pois falta aquele start de tirar este plano do papel. Para te ajudar, preparamos um material que vai te ajudar a planejar o intercâmbio com antecedência.

Existe um período certo para planejar o intercâmbio?

Como são muitos fatores envolvidos na escolha do intercâmbio, a verdade é que quanto antes você o programá-lo, mais chances você terá de escolher e personalizar seu intercâmbio de acordo com suas expectativas. 

Tudo que é feito com planejamento tende a ter maiores chances de sucesso, com o intercâmbio funciona da mesma forma.

O fato é, alguns intercâmbios podem sim ser planejados com poucos meses de antecedência, mas tudo depende do local, tipo de visto, clima que você prefere, período e objetivo do intercâmbio, enfim, é muito arriscado deixar tudo para a última hora.

O correto é que o planejamento do intercâmbio seja feito com alguns meses de antecedência, o ideal é algo em torno de seis meses, ou até mesmo um ano se possível. 

Vantagens de planejar o intercâmbio com antecedência

Existem muitos benefícios de planejar o intercâmbio com antecedência, abaixo conheça alguns deles:

Investir no futuro

Planejar o intercâmbio com antecedência é uma forma de investir no seu futuro e garantir que de fato você está colocando em ação seu plano de morar temporariamente no exterior. 

Não fique postergando essa decisão, muitas pessoas deixam os anos passarem e a decisão do intercâmbio se torna apenas um sonho distante e cada vez mais esquecido. 

Não deixe esse sonho morrer dentro de você, procure uma agência de intercâmbios o quanto antes e comece a dar vida para seu sonho.

Preparar um roteiro de viagens

Quando você vai fazer uma viagem, as vezes o planejamento pode ser tão bom quanto a própria viagem em si, nada melhor que ficar sonhando com todos os lugares que poderá conhecer, e imaginando o quanto a experiência será prazerosa, não é mesmo?

Com o intercâmbio é a mesma coisa, planejando com antecedência, você consegue preparar um roteiro de todos os lugares e pontos turísticos que você pretende conhecer, sem esquecer de nada. Quando esse planejamento é feito com antecedência você tem mais tempo para se programar financeiramente e garantir que poderá conhecer todos os pontos turísticos próximos ao seu destino, sem deixar algum lugar de fora por falta de dinheiro. 

Planejamento financeiro

Reforçando o assunto do dinheiro, a vantagem de planejar o intercâmbio com antecedência está em conseguir organizar uma poupança ou algum esquema para levantar uma graninha, como um segundo emprego, venda de roupas, eletrônicos entre outros itens que não te farão falta. Você precisa ter uma boa reserva para se garantir no exterior, quanto antes você se planejar e poupar melhor.

Não se estressar

Existem muitas etapas e decisões que envolvem um programa de intercâmbio, não torne esse processo algo estressante deixando tudo para o último minuto. 

Como são muitas decisões e várias etapas, inicie o quanto antes e vá resolvendo tudo com calma para evitar erros.

Passagens aéreas mais baratas

Quanto mais cedo as passagens aéreas forem compradas mais chances de descontos e promoções você terá, você pode encontrar promoções até pela metade do preço, existem muitos momentos em que você pode economizar com o intercâmbio e a compra da passagem aérea é com certeza um desses momentos.

Etapas para planejar um intercâmbio

  1. Decisão do destino 
  2. Decidir data da viagem, e duração do intercâmbio
  3. Compra do intercâmbio e inscrição na escola 
  4. Recebimento da carta de matrícula e da acomodação
  5. Aquisição do seguro saúde/viagem;
  6. Processo de visto, e passaporte 
  7. Compra das passagens aéreas (ida e volta)
  8. Compra de moeda estrangeira
  9. Finalmente, partiu intercâmbio!

Conclusão

Se você sempre sonhou com o intercâmbio, não perca mais tempo, procure uma empresa de confiança e de o start que faltava para concretizar esta experiência na sua vida, se programe com antecedência e você terá o tempo necessário para organizar tudo.

Conhecer novos costumes, aprender uma nova língua, ter recordações e lembranças inesquecíveis, isso será para a vida toda, então não tenha medo, invista em você. Precisando de ajuda a Sevagtur tem toda a experiência necessária para te ajudar a se preparar para essa nova etapa da sua vida! 

Sevagtur, a confiança que você precisa para um intercâmbio com segurança e tranquilidade.